
REVELAR
São Paulo
19-23 February 2025
Propostas
Contato Improvisação · Movemento & Dança · Consentimento & Comunicação
Auto-Exploração · Criatividade & Brincadeiras · BDSM & Kink
Natureza & Natureza Selvagem · Eros & Sensualidade · Comunidade & Espiritualidade
PROPOSTAS DIÁRIAS
Seguiremos juntes em uma jornada por meio de uma série de workshops facilitados, experiências semiestruturadas e processos de grupo cocriades. Conforme o retiro avança, o conteúdo irá se aprofundar gradualmente, explorando os espaços mais profundos e ousados da relacionalidade corporificada.
Consetimento deCIDE
Por DeeJay
Estudaremos e praticaremos a estrutura de consentimento deCIDE da Touch&Play, capacitando cada participante a comunicar seus limites e desejos de forma eficaz e autêntica. Juntes, construiremos a cultura de cuidado que almejamos coletivamente.
Ecstatic Breathwork – Fique chapado com seu próprio suprimento
Por Raynefyre Grayce
Esse ritual guiado conecta a respiração, o movimento, o som e o toque pessoal ao que está vivo no corpo, na mente e na alma. Juntos, sustentados por uma paisagem sonora e por minha orientação, exploramos a essência energética do ser, expandindo além do físico para elevar nossa vibração, consciência e capacidade de sensação. Inspirada no Firebreath Energygasm de Barbara Carrellas, essa prática convida os participantes a estados de êxtase, liberação catártica e descoberta incorporada, visualizando o espectro vibrante dos sete chakras.
Esse ritual cria um espaço poderoso para a transformação individual e coletiva. Ele incentiva os participantes a se reconectarem com seus mundos internos e, ao mesmo tempo, promove a abertura e a cocriação dentro do grupo. Compartilhar essa prática amplifica as intenções, gerando um campo de apoio mútuo e ressonância emocional, onde a jornada de cada pessoa contribui para o todo.
Uma experiência individual, porém comunitária, essa jornada une a consciência interior à coerência compartilhada. É a maneira ideal de começar um evento, abrindo espaço para a autoexpressão autêntica e cultivando um recipiente de confiança e criatividade. Sejam novos no trabalho de respiração ou experientes em práticas de incorporação, todos os níveis são bem-vindos e a experiência vai ao encontro de cada participante exatamente onde ele se encontra.
A dança de Kali
Por Carol Esteca
Vivência que incorpora técnicas utilizadas na meditação ativa do Osho associadas a outros elementos e ao arquétipo de Kali, a deusa hindu da destruição. Extremamente corporal e intensa, propõem visualização, vocalização, posturas, respiração e intensidade para promover processos de catarse e liberação corporal e emocional.
A grande dança da destruição para liberação de resignificação de traumas e crenças. Essa vivência se realizada com a intensidade e comprometimento necessários pode promover transformações profundas e impactantes.
Concha Profunda
Por Lu Celestino
É um laboratório de dança aquática. Um percurso dançado e coletivo de mergulho nos rios de percepção da escuta ativa e do toque consentido. Na preciosa e delicada vibração sonar das membranas de limite e encontro. Ampliar a percepção de escutar o ouvido, como propõe Thérèse Bertherat, criadora da Antiginástica. Explorar camadas e texturas do toque das ondas sonoras na pele, nos ossículos, na terra e no ar. Dos fluídos cocleares, elétricos e transmissores de informação sonora para o translúcido filtro que a subjetividade exerce na escolha do que ouvir. O ouvido também é um orifício erótico.
Ouvido externo, médio e profundo labirinto. Reconhecer a anatomia, fisiologia e psicologia do sistema auditivo. Com mais um mergulho encontrar o som arquetípico dos rios de dentro. Acolher cantos de ninar, pulso do coração e vibração dos ossos. Com esse grounding adentrar na água, acolher sonhos e embalar lembranças, “ser água acolhendo água dentro da água” como propõe Harold Dull, criador do Watsu.
Com inspiração na prática do Contato Improvisação e em exercícios de Biodança na água finalizamos com exploração das qualidades físicas da água como suporte para experimentação de outra relação com o peso, o toque e o prazer. Voltamos ao estado de baile com abertura de espaço de livre experimentação do dançar, agora com e na água.
Ah! Começamos com um Baile na beirada da piscina, ao sol da Dj! Por isso, venha com seu look de brilhar, porque vamos mergulhar, deslizar, brincar e boiar!
Espelho Espelho Meu: Como Revelar ume Mais Criative Eu?
Por Lyngar Daluz
Nesta vivência, partiremos de retratos que servirão como portais de autodescoberta, investigando como o que nos atrai revela camadas escondidas de quem somos. Ao despertar curiosidade e identificação, exploraremos de forma imaginativa e sensorial, novas possibilidades de existir e interagir.
Combinando práticas de fotografia terapêutica, criatividade e sexualidade queer, mergulharemos no processo de reconhecer o que habita em nós e o que desejamos incorporar. Essa jornada culmina na criação de novas formas de expressão e interação, utilizando a natureza e materiais diversos para transformar nossos corpos em territórios de exploração sensorial e zonas erógenas reinventadas.
A vivência propõe um espaço seguro, guiado pelo consentimento, para explorar toques e interações que transcendem os limites impostos por normas de gênero ou padrões sociais. É um convite para dançar com o desconhecido, expandir o próprio repertório erótico e revelar novas possibilidades de existência autêntica.
CALA A BOCA, EU TE AMO
Por Liisa Fatuma
Uma jornada de descobertas brincalhonas e perversas sobre comunicação, liderança e acompanhamento, poder e entrega. Como é possível entrar em áreas um pouco perigosas – entre nós e dentro de nós mesmos – com uma linha de base amorosa em tudo o que fazemos?
Um espaço experimental que visa ao contato físico e não físico e a uma abordagem de pesquisa da dinâmica do poder, do desconforto agradável e dos desejos. Trata-se de uma área interna que (pelo menos no início) parece ligeiramente proibida, ou que rompe com as imagens clássicas do que é “boa sexualidade/sensualidade amorosa”, e que está em busca de prazer. Pode incluir conteúdo que envolva impacto físico, brincadeiras com segurar, pressionar, acariciar, espancar, amarrar… Experiências sensuais e/ou sexuais podem acontecer, embora não haja nenhuma instrução que peça toque genital ou atividade sexual explícita.
Os exercícios instruídos serão feitos em duplas ou trios, sozinhos ou com todo o grupo. Poderemos brincar com alguns brinquedos e fazer muitos experimentos para criar desequilíbrios de poder consensuais, além de nos aventurarmos em torno dos limites do conforto e do desafio tentador. A não participação em determinadas atividades é sempre bem-vinda em qualquer momento.
Alquimia Vincular
Por Karin Flores
Um convite para mergulhar no universo das relações, onde o corpo se torna a chave para desvendar dinâmicas, padrões e novas possibilidades de estar em conexão.
O Contato Improvisação surge como mais do que uma prática de movimento; ele é uma linguagem relacional que reflete e transforma os papéis e interações que vivemos no cotidiano.
Vamos explorar o corpo em sua fisicalidade e poesia, navegando por suas infinitas possibilidades de se movimentar em parceria. Juntes, vamos investigar as dinâmicas vinculares que nos habitam, transformando o movimento em um canal para descobrir onde nos encontramos, onde resistimos e onde podemos expandir.
O consentimento não verbal será nossa bússola, uma ferramenta que nos orienta em danças onde limites e contornos se desdobram, oferecendo um espaço de respeito mútuo e comunicação clara.
– Onde meus desejos encontram seus limites?
– Posso dizer “não” a esta dança? Como?
– Como manifesto aquilo que quero?
– Estou disposte a me entregar? A expressar meu desejo?
– Que papéis costumo assumir nas relações? Posso habitar outros papéis?
Também vamos mergulhar nas dinâmicas de poder que permeiam nossas trocas. Através de jogos estruturados, exploraremos como o poder emerge – física, emocional e energeticamente – e como podemos reconhecer e transitar por essas forças com mais consciência e sensibilidade.
ContacTantra
Por Bruno Garrote
Bruno estudou teoricamente o Shivaísmo da Caxemira (“tantrismo”) medieval da Índia em seu Doutorado, bem como é Terapeuta formado em Meditações e Massagens sexuais neo-tântricas.
Explicando brevemente princípios de Tantra e Neo-Tantra, fazendo essa ponte histórica do medieval ao pós-moderno, essa vivência levará em conta o momento dos participantes e faremos meditações e/ou massagens tântricas em dupla ou em grupo que se expandirão para uma prática de Contato Improvisação, passando princípios básicos de relação entre corpos e depois deixados livres para explorar em uma Jam.
O Oráculo
Por DeeJay
“E se você tiver a peça que estou procurando?”
O Oráculo é um espaço ritual semi estruturado voltado para a emergência coletiva, reflexão e processamento do que está vivo no grupo. Trata-se de um processo grupal multifuncional, capaz de revelar camadas de verdade das quais talvez não estivéssemos cientes. (www.oracleprocess.org)
Liquid Love Ritual (TBD)
Por DeeJay
Uma experiência sensorial imersiva de comunhão, o Ritual de Amor Líquido é uma jornada coletiva pelos sentidos. Esta prática explora a sensualidade em sua forma mais pura, podendo despertar um profundo sentimento de amor-próprio, conexão com a comunidade e celebração da própria vida. Para mais informações, consulte nossas Diretrizes do Amor Líquido.
Propostas da Comunidade
Oferecidas pelos participantes
Todos têm a oportunidade de liderar em uma tarde dedicada a propostas comunitárias. As propostas serão selecionadas de acordo com os interesses e motivações do grupo, proporcionando uma rica troca de saberes e experiências.
RITUAIS & OFERENDAS NOTURNAS
As noites serão de explorações semiestruturadas, com espaço para dança, brincadeiras, magia e sacralidade.
Em nossa folia, lembramos de honrar as energias visíveis e invisíveis que estão dançando conosco nesta jornada. Cultivamos espaços intencionais para estar em reverência e relacionamento com a centelha sagrada da vivacidade em tudo. Com amor oferecemos e com amor recebemos.
Abraçamos nossos desejos, criando consciência de nossas sombras e de nossa interdependência, e convidamos a sensualidade e a sexualidade para nossas danças quando parecer certo.
Intro ao Contato Improvisação & Jam
Por Karin Flores
O Contato Improvisação nasceu de pesquisas acadêmicas de dança na década de 1970 nos EUA e está no centro de nossas práticas. A forma se espalhou por todo o mundo como uma dança folclórica pós-moderna. Sua prática pode levar a um profundo refinamento e florescimento pessoal e relacional. Em seu auge, ela permite a tecelagem de vários estados de fluxo dinâmico em que a dança emergente é maior do que a soma de suas partes. Exploraremos os conceitos básicos e os limites do Contato Improvisação.
Eros Evocation
Por Inge Veldscholten
Ritual noturno que convida a se abrir para a sensualidade. A ideia principal é usar vendas para fugir de nossa realidade habitual focada na visão e nos conectarmos com nossas reações ambientais e físicas de atração e repulsa por meio do olfato, do paladar e do tato. Essa exploração ajudará o grupo a se abrir para o jogo sensual.
Noite Eros & Kink
Por Karin Flores & Deejay
Ao mergulhar no universo profundo dos jogos de adultes: Rope, Role, Power and Sensation Play escolhemos um caminho de libertação. Confrontando e abraçando nossas sombras, esperamos dissipar a vergonha, construir confiança e encontrar integridade em nossos limites e desejos. Esta fusão noturna explora ferramentas, vocabulário e as sutilezas de criar cenas e/ou experiências através das abordagens e lentes diferenciadas do BDSM, Kink e Eros. A noite começa com uma breve performance e demonstração, seguida de uma sessão de perguntas e respostas com praticantes experientes, e culmina em uma exploração autoguiada.
Ritual Somático de Oração & Luto
Por Karin Flores & DeeJay
A vida contém sofrimento, e ao abraçar coletivamente nossa dor e tristeza, podemos digerir e transformar o que não nos traz alegria. Ser viste e acolhide em nosso luto pode cultivar autocompaixão e prosiliência. Este ritual se baseia em uma sequência corporal simples, convidando o luto, o amor, a oração e a presença a se moverem através do corpo, permitindo que sejam liberados e, assim, cultivando mais espaço dentro e ao redor do coração. Traga seu luto, sua saudade, seu amor, suas lágrimas, sua dor inquieta, sua beleza, seu Ser.
Ritual de Celebração Orgasticah
By Lyngar Daluz
Vamos celebrar a diversidade e o prazer autêntico em um espaço que convida a imaginação e a expressão artística por meio de músicas e espaços eróticos envolventes, onde a conexão olho no olho e coração no coração dá um salto e o corpo flui em harmonia e pura alegria!
Meu desejo é co-criar o espaço com os participantes, fazendo a curadoria dos desejos e sendo DJ.
Exploratorium
Oferecido pelo coletivo
Um espaço para explorar as diversas possibilidades da sensualidade, do jogo e do toque. Haverá áreas para exploração com a presença de um Guardião que podem ser substituídes ao longo da noite. As áreas variam conforme as propostas que emergem.
Touch&Play Jam
Por Karin Flores & DeeJay
Na última noite, um ritual de limiar emergente para saborear e honrar nossas experiências neste sonho cocriado. Vamos dançar, oferendar agradecimentos, nos conectarmos e nos voltaremos para o horizonte de um novo amanhecer, vivendo em conexão mais profunda com nossos desejos e limites. Será uma oportunidade deliciosa e acolhedora para nos prepararmos para a integração e o retorno. Como levaremos os frutos deste tempo juntes de volta para os outros reinos de nossas vidas.

RITUAIS • WORKSHOPS • EXPERIÊNCIAS
Nosso tempo juntes
WORKSHOPS: o retiro está repleto de propostas inspiradoras que formam a base do trabalho da Touch&Play.
ESPAÇO PARA INTEGRAÇÃO: Grupos de compartilhamento, espaços de cuidado e carinho, piscina para relaxar e a bela natureza oferecem espaço para integrar nossas experiências.
ATIVIDADES NOTURNAS: As atividades noturnas serão repletas de mistério e deleite! Espaços de dança com curadoria, rituais, festa a caráter, noite de performances, “exploratorium” e muito mais!


